Capítulo 16

FOGO DO AVIVAMENTO DE 1906 SE ESPALHA

Quando o fogo do Espírito Santo se acende ele se irradia em diferentes direções. Assim correu a chama que aqueceu os corações dos crentes que se reuniam na rua Azusa, em Los Angeles, USA. Os frutos desse avivamento de 1906 apareceram em diferentes lugares. Muitas congregações independentes se formaram e algumas denominações foram atingidas, como ocorreu com a Aliança Cristã e Missionária, fundada pelo pastor A.B.Simpson. Grupo que se avivou grandemente. Entretanto, nesse grupo alguns dos seus membros não aceitaram o falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo. Para não haver uma divisão dentro da Aliança foi publicado um manifesto renunciando esse fato. Entretanto a Aliança perdeu muitos de seus proeminentes membros e, em algumas cidades, congregações inteiras.

Dois imigrantes residentes nos Estados Unidos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, naturais da Suécia, ficaram cheios do Espírito Santo em uma reunião de oração em Chicago. Nessa ocasião foi profetizado que eles deveriam evangelizar no Pará. Como o lugar não era conhecido por eles, após busca de informações, descobriram que era um estado ao norte do Brasil, na América do Sul. Vindos para o nosso país em 1910, estabeleceram a Igreja Assembléia de Deus, no Brasil. O interessante é que essa congregação brasileira foi criada quatro anos antes de surgir a Assembléia de Deus nos Estados Unidos.

Um pastor metodista residente na Noruega, Thomas Barratt, ficou conhecido como o “apóstolo do Pentecostes para a Europa”. Em uma viagem aos Estados Unidos, ouviu falar sobre o movimento da rua Azusa e, indo à Los Angeles, foi batizado no Espírito Santo. Regressando para a Europa alugou em Oslo um ginásio com capacidade de dois mil lugares, lotando-o, realizou as primeiras reuniões pentecostais da Europa. Logo o fogo do Espírito se propagou para a Suécia, Inglaterra e Alemanha. No Chile, o pastor metodista da igreja central de Santiago, batizado no Espírito, levou a sua congregação a ser a maior igreja evangélica nesse país. Hoje é a Igreja Metodista Pentecostal do Chile.

Levantaram-se fortes ministérios, como a Igreja do Evangelho Quadrangular, fundada pela senhora Aimeé Semple MacPherson e outros. Após, sugiram as grandes Campanhas de Cura. Esses foram movimentos distintos, mas com certas ligações. Por ocasião de uma campanha de curas, feita por William Branham, no Canadá, surgiu o avivamento denominado “Chuva Serôdia”. Outros ministérios de evangelismo e curas se levantaram, como o de T.L.Osborn, Oral Roberts, Gordon Lindsay e outros. Paralelamente houve avivamentos nas ilhas Hébridas (Arquipélago da Grã-Bretanha), na Escócia e Coréia, onde cinco mil pessoas se reuniam para orar às cinco horas da manhã. Após se levantou o ministério de evangelização de Billy Graham, destacado no século vinte como o maior evangelista de todos os tempos. Seu ministério ocorreu por mais de quarenta anos. Podemos lembrar as palavras de Jesus: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17). Essa obra é do Senhor!

Tags: