Capítulo 17

Os anos finais do século XX foram marcados por distintos avivamentos na América do Norte e do Sul. Diversas manifestações do Espírito Santo trouxeram expressivas mudanças na vida da Igreja, em distintos lugares. Era o vinho novo que vinha em odres novos para o revigoramento da fé cristã em muitos corações. Dois grandes movimentos carismáticos surgiram nos Estados Unidos. O primeiro foi a “Chuva Serôdia”, movimento que conseguiu ter um sucesso em muitos meios cristãos, sem se tornar uma denominação. O outro mover foi o “Movimento Carismático”, que surgiu espontaneamente dentro de muitas denominações evangélicas, sem cogitar delas sair. O mover do Espírito chegou, até mesmo, à Igreja Católica Romana, em especial entre os jovens.

A renovação trazida pelo Espírito Santo restaurou valores importantes que estavam esquecidos em muitas congregações cristãs, como: o Senhorio de Jesus na vida de cada crente, a pregação do Evangelho do Reino de Deus, o verdadeiro sentido do batismo nas águas, o discipulado cristão, a unidade da Igreja, a ênfase na sólida formação e unidade da família, do louvor a Deus, da santificação, de um conhecimento mais profundo da Palavra de Deus, e a vida de santidade. Ultimamente, há um despertar para levar a Igreja às casas, como era nos seus dias iniciais.

Em 1967, em Buenos Aires, Argentina, um homem, Albert Darling, um executivo da Coca-Cola Export Corporation, foi batizado no Espírito Santo e começou uma reunião de oração em sua casa, todas as segundas-feiras, com cerca de vinte irmãos. Esse foi o começo de um grande mover do Espírito na Argentina, propagando-se para o Chile e outros países latinos. Deus usou nessa obra homens como: Orville Swindoll, Keith Bentson, Ivan Baker, Jorge Himitian, Juan Carlos Ortiz. Alguns desses irmãos estiveram ministrando entre nós.

Aqui, na nossa cidade, o Espírito Santo teve início com um pequeno grupo de oração em 1972 na Igreja Metodista. Desse grupo surgiu o movimento ao qual nós pertencemos. Agradecemos a ação do Espírito Santo, que nos despertou para uma vida cristã mais dinâmica e, por ele ter feito o mesmo em muitas cidades do nosso Estado e, além dele, a outros países. Todas essas congregações são locais. Damos toda glória ao nosso Pai e ao Filho e ao Espírito Santo que nos levou à posse de uma vida cristã mais abundante. Amém.

Com este décimo nono capítulo encerramos esse resumo da História da Igreja Cristã, apresentado mensalmente aqui no Corpo Vivo desde março de 2009. Essa apresentação feita sobre os principais fatos que marcaram a vida da Igreja Cristã através dos séculos foi bastante abreviada. Confessamos que não é fácil resumir em um pequeno espaço ocorrências de uma história realizada em vinte e um séculos. Foi apenas a visão rápida de algumas ocorrências que julgamos ser as que mais se destacam desde os dias apostólicos até hoje. Aos que estão interessados em conhecer mais detalhadamente a história da fé cristã, aconselhamos um livro clássico: “HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÔ de Willliston Walker, Volumes I e II – Co-Edição da Juerp e Aste.

Tags: