O Espírito Santo quer manifestar através dos discípulos de Jesus todos os seus dons, com um propósito claro de edificar e equipar a igreja, para que Cristo seja glorificado por meio de seu Corpo. Neste mês de Julho queremos dar continuidade e animar os irmãos a estarem abertos ao Espírito Santo para que a igreja que se reúne em cada casa seja edificada. Além de meditar e compartilhar nos grupos o que ouvimos do Senhor, vamos colocar em prática o que nos é concedido pelo seu Espírito.

09 a 15/07 – Profecia – A profecia é a manifestação do Espírito Santo para falarmos diretamente da parte de Deus aos homens para edificação, exortação e consolação. Não se trata de apenas (ou necessariamente) de prever o futuro. É o dom que nos capacita a proclamar a vontade de Deus com respeito a determinadas pessoas e/ou situações, de forma sobrenatural, acima e além de nossa compreensão natural.
Leitura – 1 Coríntios  12:10; 14:1, 5 e 39; Atos 21:10-11; 1 Timóteo 4:14; 2 Pedro 1:21.

16 a 22/07 – Variedade de línguas – Esta é a manifestação do Espírito Santo que capacita o discípulo a falar em línguas que não são conhecidas (são estranhas) de quem fala. Nosso intelecto não é capaz de compreendê-la, mas é uma prática importantíssima para a vida do discípulo de Jesus, porque está ligada à comunhão com Deus em espírito. Conforme a Bíblia afirma (versículos abaixo), o falar em línguas tem um papel fundamental na edificação daquele que se dispõe ao Espírito para exercer esse dom.
Leitura – Marcos 16:17; Atos 10:44-47; 1 Coríntios  12:10; 14:2, 4, 5 e 39.

23 a 29/07 – Interpretação de línguas – É uma manifestação e capacitação do Espírito Santo para interpretar as línguas dadas pelo próprio Espírito. Se o dom de línguas é para edificação daquele que fala, daquele que ora no espírito, a interpretação de línguas edifica aos que ouvem. Por este motivo Paulo exorta aos que falam em outras línguas, que orem para também receberam a interpretação.
Leitura – 1 Coríntios  12:10; 1 Coríntios 14:13-17

30/07 a 05/08 – A prática dos dons – Leitura: 1 Coríntios 12:1-11; 14:26
Ao longo de 2 meses relembramos o que a Palavra diz acerca das manifestações do Espírito Santo por meio da igreja. Mas, será que o Espírito Santo tem encontrado em nós, de fato, membros que se dispõem a manifestar a glória e o poder do cabeça, Cristo? Na vida da igreja todos têm o Espírito e seus dons para edificar a própria igreja e estender o reino de Deus. Por isso, devemos nos dispor ao Espírito para ele nos usar como lhe agrada.

Devemos conhecer os dons do Espírito e praticá-los no meio da igreja e do povo que ainda não conhece o Senhor. Se não abrirmos a boca ele não poderá nos usar para profetizar ou trazer palavras de conhecimento, por exemplo. Se não formos ousados em ir até o que está doente, jamais poderemos ser usados por ele para curar. E assim é com todos os dons.

Vamos aproveitar este encontro da igreja na casa para avaliar nossa prática e nos animar mutuamente. E sobre aquilo que Ele tem feito, vamos compartilhar, para glória do Senhor e alegria do corpo de Cristo. Sejamos um vaso de bênçãos na mão do Senhor.