A língua é fogo

Tinha razão o amado Tiago em dizer o que disse em seu famoso capítulo 3 (leia-o por inteiro). A língua humana, de fato, tem sido fonte de discórdias e de muitos problemas na sociedade e também na igreja. Salomão, o grande sábio judeu, já dizia que “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18.21).

“Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva” (Tg 3.5). Quando vemos uma floresta inteira queimando, constatamos o poder que tem uma pequena fagulha que iniciou toda aquela catástrofe. Assim sucede quando alguém começa a usar sua língua para o mal através de fofocas e maledicências.

Alguns parecem ter um “secreto deleite” para fazer isto. Igrejas inteiras têm sido contaminadas e até arruinadas para sempre por causa do pecado da maledicência. Portanto, urge que a igreja do Senhor tome posição firme contra os pecados da língua. Temos de fazer uma verdadeira campanha a favor da língua ungida e santa em contraste com o falar desenfreado. Vamos usar o freio do Espírito para não prejudicar ninguém, obedecendo diariamente a admoestação preciosa de Efésios 4.29:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.”

Telmo Weber