A verdadeira adoração

Jesus disse à mulher samaritana que Deus busca adoradores que o adorem em Espírito e em verdade(João 4.22,24). Fomos criados para adorar. Diante de Deus que nos salvou de nosso estado de condenação e que está sempre conosco, não podemos deixar de adorá-Lo em Sua glória e majestade. Mas não O adoramos pelo que Ele fez e faz. Nós O adoramos pelo que Ele é.

Qual é o significada da adoração? Em hebraico, significa ajoelhar-se, dobrar-se diante do Senhor. Em grego, significa aproximar-se dEle e beijar a Sua mão. Em outras palavras, é entregar-nos e dar tudo a Ele. Deus deseja que declaremos que Ele é Deus e que só Ele o é. Na oração que o Senhor nos ensinou, dizemos “santificado seja o teu nome” (Mateus 6.9b), isto é, Teu nome seja separado como especial, majestoso, incomparável, santo. Só o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo pode ser chamado de Deus. Hoje tornou-se um nome comum e geral: deus. Mas um dia será específico e santo. Somente Jeová será assim chamado.

Satanás teme a adoração ao Senhor porque ele pretende ser adorado. Uma das revelações especiais ocorridas durante a tentação de Jesus no deserto foi sobre a intenção de Satanás e a forte resposta de Jesus, citando Deuteronômio 6.13: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto” (Mt 4.10).

Conhecer a Deus como Pai é estabelecer um relacionamento pessoal, mas conhecê-Lo como Deus é reconhecer Seu lugar exaltado, único em todo o universo. Adorar é, pois, reconhecer que Ele é Deus, o único Deus e que eu sou um homem apenas, criatura dEle. Quando o reconheço como o Pai sou salvo e erguido à Sua presença como filho. Quando O reconheço como Deus, caio humildemente aos Seus pés e O adoro. Como diz o salmista: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade” (Sl 29.2). Ler também com atenção Salmo 5.7.

Na verdadeira adoração (“em espírito e em verdade”) nós ficamos na nossa posição e Deus na dEle. Nós temos limites, Deus não tem.

Mas aquele que não O conhece como Pai não pode conhecê-Lo como Deus. Os adoradores O adoram “em espírito”, eles são os salvos, seu espírito saiu das trevas. Mas também O adoram “em verdade”. Ficamos emocionados na adoração, mas isto não é o que Jesus diz ser “em verdade”. Adorá-Lo “em verdade” significa conhecer os Seus caminhos e andar com Ele. Aí amamos os Seus caminhos e O amamos. Que é adorar a Deus? É: “eu curvo-me diante de Ti e amo os Teus caminhos”. Exemplo extraordinário de adoração nos é dado por Jó. Quando vieram anunciar-lhe a morte de seus filhos, disse Jó: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21). A atitude de Jó aí descrita é: “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou” (Jó 1.20).

A adoração e o louvor colocam-nos num nível alto, de triunfo. Quando oramos ainda estamos em nosso ambiente, quando adoramos somos erguidos acima do nosso ambiente, com suas dificuldades e limitações. Na adoração, Deus nos ergue acima das frustrações e sofrimentos. O que a oração não puder fazer, a adoração e o louvor o fará. Ore quando e quanto puder, mas louve e adore quando não puder orar.

Devemos atentar cuidadosamente para o fato de que, na adoração, na contemplação do Senhor é que está o segredo de nossa transformação à Sua imagem:

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3.18).

A adoração, além de ser o que Deus busca, que recurso maravilhoso é para a vida cristã! Aleluia!

Moysés Cavalheiro de Moraes