[one_half]

Adorar… Agradar… o que devo fazer?

Por Nilson Ferreira

Fico pensando se um dia alguém chegasse na minha frente e me dissesse: “eu te adoro!”

Qual seria a minha expectativa? O que eu esperaria daquela pessoa?

Vamos imaginar…

-       essa pessoa quase sempre diz isso apenas quando está cantando uma letra projetada na tela, e sempre no meio de um grande grupo; o detalhe é que isso acontece na maioria das vezes somente aos domingos. E como conheço bem aquela pessoa posso constatar que a maioria das letras cantadas por ela não correspondem com a sua vida pessoal, e nem com as suas ações praticadas durante a semana…

-       em outras ocasiões e momentos, quando procuro por ela, está sempre muito ocupada, e quase nunca pode me atender…

-       o interessante é que ela muitas vezes me “liga” (oração?!), mas, quando “liga”, fala todo o tempo sem parar; pede muitas coisas e quase não agradece; e quando finaliza a conversa (de fato, um monólogo), ela mesma diz – “assim seja” – (amém!?), e tudo isso ocorre sem que eu tenha dito sequer uma palavra…

-       muitas vezes percebo que ela lê um dos meus livros, mas quase sempre, buscando apenas palavras de consolo, fortalecimento, alívio; e muito especialmente para obter respostas sobre o que fazer, o que comprar, se deve viajar, ou isso ou aquilo, mas sempre com aquela prática interessante de fechar os olhos, abrir em qualquer lugar, e colocar o dedo em cima de uma frase; isso sem falar que naqueles mesmos livros está escrito muitas outras palavras de ensino, correção, mudança de atitude e de caráter, palavras estas escritas com o único objetivo de transformar, mudar, purificar e enriquecer a sua vida, e ela ainda diz à si mesma e aos seus amigos que não consegue colocar em prática tudo isso e que esses ensinamentos são penosos, difíceis e impossíveis de praticar…

-       procuro dizer à ela, tanto diretamente como por meio de outros amigos, o que eu mais gosto, o que eu espero dela, e o que eu gostaria que ela fizesse, e por fim, fico sabendo que quando esta pessoa está “longe”, ou melhor, fora dos “encontros” (cultos?!) onde ela se “encontra” comigo, de fato ela faz tudo bem diferente do que eu disse; não demonstra interesse de me agradar nas coisas que eu mais gosto; e também, que ela manifesta uma grande vergonha de dizer que me conhece diante dos seus colegas de trabalho e de estudo…

Qual seria a minha reação, sentimentos, e pensamentos, se esta pessoa aparecesse de novo diante de mim e dissesse muitas vezes: “eu te adoro!”???

Querido irmão e querida irmã, tenho pensado muito sobre a minha própria vida, se de fato tenho usado e seguido um costume religioso de falar sobre “adorar”, ao invés de buscar ser um filho que busca “agradar”!!!

Se concordamos que a palavra “adorar” significa no Velho Testamento, “inclinar-se”; e no Novo Testamento, “beijar a mão de alguém, em sinal de reverência”, onde foi que achamos o ensino de que “adorar” é quando cantamos músicas com letra indicando prostração, reverência, ou, elogios, enquanto que de fato podemos estar vivendo e praticando coisas no dia a dia bem diferente do que cantamos e dizemos??

Me parece que estamos usando a Música para chegar ao Louvor, e do Louvor para chegar na Adoração, ou uma Música que seja Adoração!?!?!. Onde está escrito isso? E sem falar das menções que muitas vezes ouvimos de que essa, ou aquela música é de “guerra”, “profética”, “prostração”, “louvor”, e, “adoração”!!

A Música é um talento, ou, uma habilidade natural; é uma capacitação dada por Deus aos homens.
“Toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17

E como uma boa dádiva de Deus, tem o mesmo valor que todas as outras boas dádivas, como por exemplo: vendas, construção, limpeza, habilidade médica, aconselhamento, e etc.! A música não é um dom espiritual especial em si mesma, e não está presente em qualquer citação bíblica nas listas dos Dons Espirituais em 1 Cor. 12, 13 e 14, nem nos Dons de Cristo em Ef. 4, e nem nos Dons de Deus em Rom 12. É uma habilidade natural, sim, dada por Deus a nós, mas não é, e nem foi colocada numa posição superior a outras habilidades; ao mesmo tempo que pode, como qualquer outra habilidade, ser revestida de unção pelo Espirito Santo para um fim proveitoso e acima de tudo para a glória de Deus e não para a nossa glória!!! E Deus pode fazer isso com qualquer um de nós,  desde que rendamos o nosso talento e habilidade natural totalmente nas Suas mãos!

Precisamos considerar com humildade e discernimento o lugar correto da música no meio da igreja, para que não estejamos colocando a música, ou os músicos, numa posição superior aos outros queridos irmãos que não sabem tocar ou cantar! Com toda certeza Deus não fez assim!! Que alívio!!

E vale lembrar que em Sua palavra Deus nunca diz que procura por músicos, ou música!?!?!?

O Louvor! Halleluja… “todo ser que respira louve ao Senhor”. Sl. 150: 6

E também… “Louvai ao Senhor da terra,… anjos, legiões celestes, sol, lua, estrelas luzentes, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento (??), monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos… montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis, reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra, rapazes e donzelas, velhos e crianças….” Sl. 148

Seríamos apenas nós, os músicos evangélicos, que podemos louvar com nossa música e os nossos instrumentos e vozes?? Não!!! É só relermos a variedade de “louvadores” no grupo acima… e a lista é grande!!!

No Velho Testamento temos a palavra Louvor como: cântico, hino de louvor, ação de graças, renome, fama, glória. No Novo Testamento é escrito como: aprovação, recomendação, oferta de gratidão. E, curiosamente, em todo o Apocalipse como: enaltecimento, gratidão (de Cristo ou de Deus), discurso elegante, linguagem polida, benção, abundância, invocação de benção, graça divina, consagração, benefício, bendizer!

Podemos constatar que Deus tem para Si muito Louvor! À cada segundo!

Mas aqui também, Deus não está à procura de louvor, ou de “louvadores”!

Adorar!!
Fiz uma investigação cuidadosa na Bíblia e não achei qualquer frase dita por Deus onde Ele exige e manda que devemos adorá-Lo! Muito interessante!

Entretanto, Ele proíbe veementemente de adorarmos outros deuses!

Porque Ele não exige adoração?? Porque será que Ele não nos obriga adorá-Lo?

Parei então para refletir no significado da palavra “adorar”: inclinar-se, beijar as mãos…

… e,

… ao ler muitas passagens onde Deus manifesta Seu desejo profundo de “habitar entre o povo”, e, “estar no meio do Meu povo”, e, “ a intimidade do Senhor”; e também de homens que “andaram com Deus”, e, “fizeram uma refeição com Deus”, e, “homens que eram amigos de Deus”, e, “que Ele vem fazer morada dentro de nós”, e, “me amou de tal maneira que deus o Seu único Filho por mim”,

… ponderei com muito cuidado que Deus tem um profundo desejo de TER AMIGOS…

… e assim concluí que, o que Ele quer é receber amor e dedicação, inclinação e o beijar das mãos, voluntariamente, de livre vontade, espontaneamente, sem obrigação ou lei que me exija fazê-lo…

… e nesta atitude espontânea de amor e de adoração é que Deus pode revelar o Seu coração e intimidade manifestando Seu mais profundo desejo de estar pertinho de cada um de nós… procurando por homens e mulheres que Lhe AGRADAM por puro amor e profunda gratidão!!!… aqueles que Lhe são “AGRADÁVEIS”… amigos e amigas que estão TOTALMENTE APAIXONADOS por Ele…

… ou seja, … Ele procura por ADORADORES… e não por “adoração”!!! João 4.

… e que então O adorem em espirito = do íntimo; … e em verdade = não de palavras, mas de ações práticas, verdadeiras e reais!!

Que precioso!!! … Deus quer a mim e a ti!!! Ele quer a nós como Seus amigos íntimos!

Um amigo é aquela pessoa que me agrada! É uma pessoa agradável! Quero estar sempre com ela…. quero em todos os momentos poder vê-la, tocá-la, conversar horas sem parar, estar junto o tempo todo, poder falar e poder ouvir, … é quando tudo o que vejo de precioso e de valor quero repartir com ela, e quando encontro algo especial quero presenteá-la,…… meu único desejo é = AGRADAR…. AGRADAR…. e AGRADAR!!!! Só penso naquela pessoa…….

Ah queridos …… quando nós O agradarmos totalmente estaremos tocando no eterno!!! …. lembrando que Deus não espera que sejamos “perfeitinhos”, “justos em nós mesmos”, ou, “certinhos”….. Não! …mas sim, e acima de tudo, que O amemos de todo o nosso coração, com todas as nossas forças, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento, … que neguemos a nós mesmos e renunciemos a tudo por amor a Ele, … que amemos a Ele muito mais do que a nós mesmos e do que a todos os que nos cercam, … e vivamos em admirar e nos deleitar em tudo o que Ele disse e diz, Suas palavras de vida eterna … e queiramos fazer unicamente a Sua vontade em todas as áreas da nossa vida…. e, nunca façamos nada sem antes compartilhar e submeter a Ele….

…. tomarmos café com Ele,… almoçarmos com Ele,… jantarmos com Ele,… trabalharmos com Ele,… passearmos com Ele,… rirmos com Ele,… chorarmos com Ele,… dormirmos com Ele,… acordarmos com Ele,… respirarmos com Ele,… sonharmos com Ele,… tirarmos férias com Ele,…

Querido irmão, querida irmã, são estes que o Pai procura!!!!

Aqui, quando somos aqueles que Lhe Agradam em espirito e em verdade, também poderemos, Louvá-Lo em espirito e em verdade… e até poderemos Cantar e Tocar em espirito e em verdade! Pois… quem “somos” é muito mais verdadeiro e maior do que o que apenas “fazemos”!!!

Desafie a você mesmo em viver para AGRADAR totalmente a Deus e acharás o maior tesouro do mundo = a revelação viva do amor de JESUS por ti!!!

“a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o Seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” Col. 1:10

nilsonferreira@gmail.com


Tags: , , , ,

[/one_half]

Confira Também

Agenda 2016

Entre em Contato

Nos reunimos todos os domingos, 18 horas na rua Mali, 255, Vila Ipiranga, Porto Alegre.

E-mail: secretaria@igrejaempoa.com.br ou igrejapoasecretaria@gmail.com

Telefones:

3398-3285

3398-3284