Quando? ou Como?

Desde os dias apostólicos, a igreja cristã se defronta com a pergunta: “Quando o Senhor voltará?”. O Senhor Jesus respondeu aos primeiros e indagadores discípulos, dizendo: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (Atos 1.7). Embora tenha Jesus elucidado essa questão, a pergunta ainda se conserva presente na mente da igreja. Hoje, quando estamos mais perto do retorno do Senhor, a nossa preocupação deve convergir para outra indagação: “Como aguardar o retorno de Jesus?”.

Para assim fazer, precisamos:

Primeiro: Aguardar esse glorioso dia com uma vida santa. A doutrinação apostólica ensina com forte ênfase: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões humanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zelosos de boas obras” (Tito 2.11-14).

Segundo: É necessário aguardar o esperado e glorioso dia envolvidos no serviço ativo, aquele que o Senhor colocou em nossas mãos para fazermos. Nenhum dos primeiros apóstolos, diante da esperança de um iminente retorno de Jesus, se preocupou com o regresso de Jesus ao ponto de deixar de fazer o que deveria ser feito. Até o amanhecer desse dia, tão especial e aguardado, é nosso dever fazer com que mais e mais pessoas recebam Jesus como o seu Salvador, e esses passem a conquistar outros para o Reino que é eterno. Amém!

Erasmo Ungaretti