Amigos ou colegas

Na vida da igreja os nossos relacionamentos, a nossa comunhão é decisiva. Como estamos vivendo hoje? Estamos bem ou estamos em crise? E como lidamos com isto? Esta pergunta é muito importante para a liderança da igreja, pois como ela está, assim a igreja estará!

Queremos fazer uma pergunta mais pessoal: Somos amigos ou colegas?

Há diferença?

A. Definição do Dicionário Aurélio
- Amigo: Do latim, amico:
1. ligado a outro por laços de amizade;
2. amistoso;
3. simpático;
4. que ampara ou defende; protetor;
5. benigno, propício;
6. companheiro, colega;
7. apreciador, admirador; etc.
- Colega: Do latim, collega:
1. pessoa que pertence à mesma corporação ou exerce a mesma função;
2. companheiro de escola; etc. (colégio vem de colega, uma reunião de colegas, grêmio, estabelecimento de ensino).

B. Mandamento da Palavra de Deus
1 Pedro 3.8 diz para sermos “fraternalmente amigos”.
No grego é só uma palavra: filádelfoi; filá, amigo; delfoi, irmão; significa: “irmãos amigos”.
As demais virtudes desta palavra: “igual ânimo, compadecidos”, etc., dão qualidades que regem este mandamento.
O Senhor que manda sermos amigos nos dá condições para praticá-lo pela presença e poder do seu Espírito Santo em nós!
No grego, amigo é filós.
No NT aparece 34 vezes.
Em Lucas 23.12, a palavra “reconciliaram” (uma referência negativa a Herodes e Pilatos devido ao julgamento de Cristo) corresponde a filós.
Em Romanos 16.8 a expressão “dileto amigo”, no grego não é filós; é ágapetón, de agapétos, que pode ser melhor traduzido por “amados” (dileto significa “querido”).

C. Exemplos
1. Moisés, Êxodo 33.11 (“Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer um fala a seu amigo”).
2. Abraão, Isaías 41.8 (Deus diz de Abraão: “meu amigo”); Tiago 2.23 (dão testemunho que Abraão era “amigo de Deus”).
3. Jesus, João 15.13,14,15 (Há outras referências nas parábolas, aos discípulos, a Lázaro, a Judas).
4. João, 3 João 15.
5. Paulo, Atos 19.31; Rm 16.8.
6. Pedro, 1 Pedro 3.8.

D. Características de um Amigo
- O amigo é aquele que… (são 11 referências):
1. Mostra compaixão, Jó 6.14.
2. Tem bons olhos, Provérbios 15.30.
3. Ama sempre, Provérbios 17.17.
4. É chegado, Provérbios 18.24.
5. Recebe conselhos, Provérbios 27.9
6. Não abandona na adversidade, Provérbios 27.10.
7. É recíproco, Provérbios 27.17.
8. Dá sua vida, João 15.13.
9. Serve, João 15.14.
10. Não tem segredos, João 15.15.
11. Conhece seus amigos, 3 João 15.

E. Considerações:
- A amizade com Deus é que nos leva à amizade com nossos irmãos.
- Amizade é uma atitude, não só um sentimento.
- Eu é que devo decidir ser amigo do outro. A iniciativa é minha; não devo ficar esperando pelo outro.
- Um amigo de verdade fala a verdade.
- Como está nossa “conta relacional” com nossos irmãos e amigos? (Assim como temos a conta bancária, que trata com débitos e créditos, podemos ilustrar nossa “conta bancária ou relacional” com nossos amigos. Como estamos com eles e eles conosco nesta ilustração de débitos ou créditos?).
- Se somos injuriados, injustiçados, acusados, desonrados, incompreendidos, etc, como agimos? Se tivéssemos um Judas na nossa vida, será que agiríamos como Jesus (que ao ser traído por ele chamou-o ainda de amigo)?
- O que fazemos com as pedras que nos atiram? Devolvemos? Ou fazemos como alguém disse: Das pedras que me atiram eu faço delas um altar ao Senhor!