Avante, Irmãos!

Como podemos cooperar com Deus para a edificação de Sua Igreja? As Escrituras nos ensinam e os nossos pais tem dito que é o corpo que edifica o corpo através da união das juntas e ligamentos(ver Efésios 4.16). Uma vez que sabemos isto vamos por em prática tomando Neemias como exemplo. Ele foi o grande restaurador de Jerusalém por volta do ano 430 A.C.

Há três fatos fundamentais que percebemos em seu livro:
1° - Oração - Há 14 menções à oração em seu livro. Antes de agir ele precisava saber do Senhor como edificar os muros derrubados, como tapar as brechas, como estar em unidade uns com os outros. Assim agindo, ele recebia força, ânimo e alegria para realizar a obra (veja 8.9).

2° - Vigilância - No capítulo 4.17 diz que “…cada um com uma das mãos fazia a obra, e com a outra segurava a arma”. Isto é firmeza de objetivos, é ter um espírito vigilante contra as astutas ciladas do diabo, ao mesmo tempo que descartavam todo desânimo, fazendo a obra de Deus com alegria e louvor e muita disposição. Que boa lembrança isto nos traz da armadura do cristão de Efésios 6: “Tomai toda a armadura de Deus, com toda a oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito…”

3° - Unidade - O Espírito Santo nos ensina que devemos permanecer em Jerusalém para ser testemunhas e edificar a casa do Senhor. Jerusalém é a cidade onde vivemos. É mencionado por Neemias que cada cooperador ficava defronte à sua casa e edificava a parte do muro que lhe cabia (3.28). Que figura para nós hoje: a igreja nas casas deve tomar este exemplo. Os líderes  e pais de família devem dar-se as mãos não permitindo nenhuma brecha para a entrada do inimigo e, ao mesmo tempo, estimulando-se mutuamente. Cada um edificando a sua parte do muro.  Assim estarão colaborando com o Senhor para que a igreja na cidade seja cada vez mais unida e forte.

Irmãos, a tarefa é grandiosa e ainda está inacabada. Não esmoreçamos. O Senhor falou e está fazendo o que disse:

Eu edificarei a minha Igreja” (Mateus 16.18).

E Ele conta conosco…

(Rogério, Jan, Telmo)