Caráter e Carisma – Vida Equilibrada

Deus deseja que sejamos um determinado tipo de gente: gente à semelhança de Seu Filho. Gente aprovada por Ele, de quem Ele se agrada. Jesus, em seu batismo, ouviu a voz do Pai dizendo: “Este é o meu Filho amado em quem me alegro” (Mateus 3.17).

Anos atrás perguntávamos: Como devemos ser para agradar ao Pai? A nossa resposta era: como Jesus! E ainda é!

Duas coisas sempre descobrimos em Jesus: um caráter de santidade permanente e um portador dos dons (carismas) do Pai e do Espírito Santo. Tais coisas não vinham como secções separadas ou acrescentadas à Sua pessoa. Eram parte dele, de Sua Pessoa. Pelo poder do Espírito Santo isso precisa acontecer conosco.

Alguns irmãos só se impressionam com os carismas (dons). Especialmente com os mais visíveis e espetaculares. Não seria errado se estivessem igualmente impressionados com o fruto do Espírito, o caráter de Jesus.

Outros irmãos se tornam frios às manifestações do Espírito, enfatizando que são secundárias em relação ao caráter moral que se exige de um discípulo. Mas como? O sobrenatural, o que o Espírito Santo realiza, enche as páginas da Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse.

Não temos que enfatizar um aspecto em detrimento do outro. Às vezes encontramos isto entre nós: só doutrina, só louvor, só curas, só disciplina e autoridade, etc.

Temos a tendência de polarizar as verdades de Deus, opondo-as: fé sem obediência (como se fosse possível), obediência sem fé, amor sem autoridade, cruz sem a graça, graça sem a cruz.

Carisma sem caráter? Não! Caráter sem carisma? Não.

Irmãos, fiquemos com tudo o que é de Deus. Amém.

Moysés Cavalheiro de Moraes