Como aproveitar bem as férias

Deus quer que descansemos. Jesus, certa vez, disse aos seus discípulos: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto…”(Mc 6.31). E, acima de tudo, quer que descansemos espiritualmente: “Vinde… e achareis descanso para as vossas almas.”(Mt 11.28,29).

Todas as criaturas sentem necessidade de descanso espiritual e físico, e precisam de férias relaxantes e agradáveis. É importante, pois, que os discípulos saibam gozar bem suas férias, usando-as de maneira correta para glorificar a Deus, pois “…quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”(1 Co 10.31).

Aqui damos algumas orientações bem práticas no sentido de melhor aproveitar as nossa férias:

1. Que seja um tempo para uma verdadeira renovação espiritual, um tempo maior dedicado à meditação e oração.

2. Que seja um tempo de comunhão maior com a família (relacionamentos íntimos e intensos, boas conversas, belos passeios).

3. Não se desgaste nas férias, indo a muitos lugares ao mesmo tempo, caso contrário, precisará descansar das férias.

4. Sossegue e descanse de verdade. e sem sentimentos de culpa.

5. Não abuse da alimentação. Para alguns, seria bom iniciar uma dieta diferente.

6. Faça exercícios físicos agradáveis, boas caminhadas e corridas. Pode ser a época de perder alguns quilos.

7. Quebre algumas rotinas. Se não está habituado a ler, leia bastante nas férias. Se lê muito durante o ano, deixe um pouco os livros de lado(com exceção da Bíblia).

8. Faça coisas incomuns para você: suba montanhas ou em árvores, conheça novas pessoas, não use o relógio, computador, celular, por uma semana, empine pipas.

9. Aprenda algo novo em suas férias, como jogar xadrez, cozinhar para a esposa e filhos, um artesanato qualquer. Invente, inove, seja criativo.

10. Em resumo, usufrua a vida alegre e abundante que Deus lhe deu para que você possa tornar-se melhor como pessoa e filho de Deus. E… volte das férias restaurado!

Telmo Weber