[one_half]

Viagem à Sibéria 2017 – Nilson Ferreira

Junho&Julho 2017

queridos em Jesus,
Paz!!!

Estivemos, eu e Marilene , de 18 de Junho a 24 de Julho, 2017, com a amada igreja de Jesus na Sibéria, especificamente nas cidades de Novosibirsk, capital da Sibéria, bem como também em Mundybash, Kemerovo.

Este nosso contato com a Sibéria é fruto de mais um dos milagres do Papai!

Desde 2002 a visão era clara quando em sonhos estava numa reunião de oração com vários irmãos, e ouvia uma voz muito clara vinda do alto: – “Vai!”
Eu sabia claramente que deveria ir para o norte do globo com a percepção ainda durante o sonho que deveria ir para a Suécia. E também entendia que ali seria uma base de lançamento para o “lado direito” da Suécia (eu ainda não tinha noção do termo ‘leste europeu’)!
Após ouvir essa voz, ainda no sonho, eu encontrava o Fredric Gottfridsson com muitos papéis nas mãos, e que me dizia: – “são muitos papéis para serem preenchidos!! Muitos papéis”! Como que seria um processo difícil estar na Suécia!

Ainda em janeiro de 2006, (três meses antes de irmos morar na Noruega) num sonho/visão muito nítido, pude ‘ver e sobrevoar’ todo o litoral do Mar de Barents, ,

onde ‘vi’ rostos de irmãos que olhavam para o alto e clamavam:
“venham nos ajudar! ninguém vem aqui! venham nos ajudar!”
Ainda neste sonho/visão, eu encontrava com o Asaph e lhe dizia:
“Asaph, temos que ir lá! Temos que socorrer nossos irmãos! Ninguém quer ir lá!!”
Dias depois, encontrei o Asaph, compartilhei o sonho/visão, e lhe perguntei se ele conhecia alguém na Rússia, e a resposta foi, ‘não conheço’!

 

Queridos irmãos, exatos 7 meses depois, em agosto de 2006, recebi um e-mail:
‘Notícias Missionárias da Sibéria’
Era um e-mail do Tibério Olímpio, enviado do endereço dele para o meu endereço – não era um e-mail reenviado por outrem!
Tibério é brasileiro, natural de Pombal, Paraíba, e missionário da JOCUM na Rússia por mais de 15 anos. É casado com Masha (russa), e tem dois filhos nascidos na Rússia, David (9) e Ivan (5).
E, ao perguntar-lhe por e-mail como ele conseguira nosso contato, e se fora através do Asaph, recebi a seguinte resposta:
“Prezado Nilson, não te conheço! Sei quem é o Asaph, mas não recebi dele nenhum e-mail! Verifiquei meus contatos e não tenho o teu e-mail!
… e também não te enviei nenhum e-mail”!

Halleluja!!!
Amados em Jesus, nosso Deus é o Deus de milagres e dos impossíveis segundo as Suas promessas!!
E hoje, 15 anos depois, está se cumprindo a palavra dita pelo Senhor!
Estamos morando na Suécia autorizadamente desde março de 2016, o processo foi bem intenso, com muitos e muitos papéis, documentos, formulários, indo e vindo muitas vezes nos vários departamentos de imigração!
E desde dezembro de 2015 até agora já estivemos 4 vezes no “lado direito” da Suécia! Três vezes na Sibéria, e uma vez na Lituânia!
… como predito em sonhos!

 

Ainda na bondade e misericórdia do Papai, temos podido também serví-LO em estar pelo menos duas vezes por ano com o nosso amado irmão Steinar e Solhild, e o pequeno grupo, em Båtsvika, noroeste da Noruega, já desde o ano de 2010.

E desde 2015 também servindo ao Papai com nossos amados irmãos Rafael e família, em Moormerland, Alemanha, onde temos estado por várias semanas algumas vezes por ano, e assim, ter comunhão, repartir as cargas juntos, nos fortalecer mutuamente, e buscar a direção do Papai para com as nossas vidas, família, e também para com a Sua obra que Ele está há anos realizando ali em Moormerland, nos incluindo e nos permitindo fazer parte por Sua infinita misericórdia e muita humildade!

Compartilho que, durante este tempo de espera entre ouvir a voz do Senhor e de ver começar a se cumprir o que Ele dissera, o nosso Deus e Papai viu cada momento de nossas fraquezas, quando fomos assaltados pelas dúvidas, incertezas, temores…!
E o nosso Deus e Papai também sabe de como neste tempo muitas vezes só restava a nossa decisão de declarar “confiamos em Ti!”, “Tu és fiel!”, gritando aos céus a nossa confiança e esperança totalmente e somente nEle, o nosso Senhor, mesmo sem ver ainda alguma coisa acontecendo!!


“Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1 Tes 5: 24)
“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Heb 10:23)

Conheci o Tibério pessoalmente e sua família somente em novembro/dezembro de 2015 (pois antes só havíamos feito alguns contatos por Skype), quando estivemos pela primeira vez em Novosibirsk juntamente com o Carlos Quintans (de Málaga, Espanha) e Michael Hunziker (de Wilen bei Wil, Suíça).

Estivemos ali apenas 10 dias, dos quais estivemos 3 dias visitando 2 pequenas vilas (com mais ou menos 80 e 100 pessoas, respectivamente), Likhanovskiy (ЛИХАНОВСКИЙ) e Novoshmakovo (НОВОШМАКОВО), quase 120 km a sudoeste de Novosibirsk, entregando Novos Testamentos (alguns exemplares com letras grandes) de casa em casa, e falando a respeito de Jesus.

Algumas pessoas nunca haviam visto um Novo Testamento na vida!!!! Foi chocante!

Especialmente uma senhora, Tatiana, chorou ao receber o exemplar, e disse: – “estava pedindo a Deus que pudesse conseguir uma bíblia em letras grandes pois já não consigo mais ler a que tenho com as letras pequenas…!”.
Só Jesus!!
No ano seguinte, em julho de 2016, estive sozinho visitando o Tibério pela segunda vez, quando tive pela primeira vez contato e comunhão com algumas famílias e irmãos da igreja Pobeda (Vitória) em Novosibirsk. 

Também, estivemos visitando um pequeno centro de recuperação numa pequena vila Shakhter – (ШАХТЁР) (300 hab.) à 360 km nordeste de Novosibirsk. Ali encontramos uma amada irmã Rita Moiseevna que mesmo apesar da idade já avançada decidira se mudar de Novosibirsk, e começar ali neste lugarejo na sua casa um trabalho de recuperação de drogados e alcoólatras! Estivemos 3 dias ali!

 
O suficiente para ver mais uma vez a glória de Deus se manifestando nos mais distantes e ermos lugares do planeta, com esta irmã, uma mulher que decidiu ser fiel em dar a sua vida, e que O serve por amor e com os próprios parcos recursos!
Além do conforto no Espírito em podermos encorajar e ao mesmo tempo sermos tão encorajados, também de orarmos juntos e louvarmos ao Senhor, pudemos cooperar com ela como igreja de Jesus, fazendo um aporte de mantimentos básicos para mais um ou dois meses. Glória a Deus!

E agora pela terceira vez, entre 18 de junho e 24 de julho de 2017, voltamos à Novosibirsk para estar com estes mesmos irmãos da congregação “Pobeda”, sendo esta a primeira vez que a Marilene minha esposa veio até Novosibirsk e também Mundybash, aqui na Sibéria – Rússia.

Nesta viagem agora, logo após 5 dias que havíamos chegado, fomos para essa pequena cidade de Mundybash (5.000 hab), entre os dias 22 e 25 de junho, 450Km a sudoeste de Novosibirsk, para estar com alguns amados irmãos. O casal Evigeni e Alena!
Há alguns anos atrás eles moravam em Novokuznetsk (550.000 hab), a 22km dali, quando receberam um apelo para irem batizar 3 mulheres em Mundybash!
Constataram que os maridos estavam nas drogas ou no alcoolismo! E esse fato era recorrente em grande parte das famílias deste lugarejo.

Diante desse clamor, o Senhor falou com eles e assim decidiram vender seu apartamento naquela grande cidade, vieram morar em Mundybash (lugar bem mais simples), onde compraram um pequeno apartamento, e um direito de alugar por 49 anos uma pequena fazenda.

Esses amados irmãos começaram uma congregação nesta cidade e já estão começando outra congregação num distrito da região.
Nesta pequena fazenda começaram um trabalho de recuperação para drogados e alcoólatras para atender a necessidade urgente de salvar os homens destruídos!
Logo uma congregação estava nascendo!
E na continuidade estenderam a recuperação também com mulheres, e hoje estão com 10 mulheres sendo recuperadas, e também continuam o trabalho com a recuperação de homens (aprox. 15 homens).
Esse irmão Evigeni é habilidoso com construção. Todas as construções que vemos nas fotos foram feitas por ele, com ajuda de alguns dos que estão sendo recuperados!

Nestes dias que estivemos em Mundybash, recebemos também a visita do i. Andrey Horoshenko (de Novokuznetsk), supervisor sobre 90 congregações pentecostais numa extensa área desde o sul até o norte desta zona central da Sibéria, e que soubera através do nosso irmão Tibério da visão e palavra de Deus para atingirmos o extremo norte do litoral do Mar de Barents!
Ele se interessou em nos encontrar para saber do “por quê” de estarmos na Rússia!
E assim, durante um almoço, pudemos compartilhar rapidamente sobre esta visão e clamor de Deus para como igreja irmos até aos nossos irmãos que vivem isolados e distantes neste litoral extremo norte, e que clamam por encorajamento e consolo!
Imediatamente ele nos convidou para estarmos juntos com ele indo para o norte entre os dias 24 de setembro e 1° de outubro próximos! E quer nos apresentar aos irmãos que ele tem contato naquela região, para poderem cooperar com o Senhor e Seu chamado e visão para nós, e assim podermos atingir em breve o extremo norte.

Ainda durante este almoço, o i. Andrey também quis ouvir a Marilene! E depois que ela compartilhou sobre a sua vida e a sua experiência com Deus ele recomendou que a Marilene estivesse repartindo esse testemunho com todas as irmãs daquele lugar! Foi precioso ver ela podendo compartilhar com as mulheres em fase de recuperação e de ver como o Espírito Santo se manifestou com palavra de conhecimento, de sabedoria e de conforto!

Quanta benção e enriquecimento foi e está sendo para nossas vidas ter podido estar com estes amados irmãos em Mundybash e ver ali a obra de Deus sendo realizada! Ainda estamos impactados em ver o mover de Deus em terras tão distantes e com tão pouco suporte!

Ao ver esses amados irmãos Evigeni e Alena servindo a Deus com tanta alegria, coragem, esforço e perseverança, mesmo diante das necessidades, impossibilidades naturais e desafios, fomos pessoalmente muito encorajados a perseverar irmos em frente, nunca desistirmos, e de continuarmos crendo que Deus é fiel!

Após estes 4 dias intensos e tão abençoados, retornamos para Novosibirsk!

Estivemos em Novosibirsk por 30 dias. Foram dias intensos e muito preciosos!  

Neste tempo ali pudemos estar compartilhando a palavra nos domingos na reunião geral; em pequenas reuniões nas casas; estivemos todas as semanas com os 3 casais que estão na liderança de diversas áreas desta congregação, mais de uma vez por semana; participamos com os músicos nos ensaios e tocando nas reuniões gerais; estivemos com os irmãos que cuidam do trabalho com as crianças; com uma irmã que faz trabalho voluntário em Orfanatos; a Mari esteve nas reuniões das mulheres também nas casas; e pudemos também estar com algumas outras famílias pela primeira vez!
E, dias antes de viajarmos, estivemos orando com um menino de 9 anos, adotado por uma família da igreja, que sofre com uma opressão maligna visando matar! Sem muitos detalhes, porém pedimos que estejam orando por ele, Pasha (apelido, para guardar sua identidade)!

 

A Rússia é um país lindo e diversificado, é formado por várias etnias, e é o país mais extenso do planeta. As estações se revelam definidas com grandes diferenças de temperatura, com invernos de -40 °C, e o verão de +40°C numa mesma cidade. São um povo trabalhador, lutador, forte, e perseverante diante das grandes guerras que já viveram, e das crises das quais estão  emergindo!

Que precioso foi podermos compartilhar sobre a vida de Jesus estar se manifestando na nossa vida pessoal; que Jesus é a Palavra Viva que se fez carne; que as palavras de Jesus são espírito e são vida; que devemos comer a Palavra de Deus que é o Pão Vivo que desceu do céu!

Também do chamado de Jesus a vivermos em profunda intimidade com o Pai, o Filho, na habitação do Espírito Santo, e que esta Vida Eterna habitando em nós se revela no meu ser e agir como ser humano, e no relacionamento da minha família, a minha casa; que é de fato a primeira igreja!

E também poder relembrar aos nossos irmãos de que igreja não é o lugar que nos reunimos! Mas sim que nós é que somos o santuário de Deus, habitação de Deus no nosso espírito; e que  cada um de nós, vivendo como santuário de Deus, ao vivermos unidos e aliançados com os nosso irmãos no Corpo de Cristo, é que somos a igreja viva de Jesus numa cidade, e parte da  igreja de Jesus sobre a terra!!

 

“Por que faço uma menção detalhada dos assuntos que compartilhamos ali, sendo assuntos tão conhecidos e repetidos entre nós?
Porque creio que

“por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. (Heb 2:1)

Nossos amados nesta parte da igreja de Jesus na Sibéria, são parte do mesmo Corpo de Cristo que pertencemos! Estão atravessando um momento específico onde carecem das nossas orações, intercessões, de maior suporte, apoio,  encorajamento, e do nosso amor em darmos nossas vidas por eles!

Queridos em Jesus,
estamos olhando firmemente para Jesus somente!! Pois sabemos que a obra de Deus, só Ele mesmo é que é poderoso e suficiente para realizar e completar!
Porém, por causa do Seu infinito amor e humildade inexplicável, Deus decidiu nos incluir como obreiros na Sua obra, nos encorajando e nos chamando a sermos Seus cooperadores!! Isto é maravilhoso! Que amor!!

Neste chamado específico para ir até o norte onde o Senhor ordenou que fossemos, estamos clamando para que o Espírito Santo nos guie em cada próximo passo que devemos tomar!
Ao mesmo tempo, temos orado incessantemente pedindo ao Senhor que Ele conceda outros cooperadores desta Sua obra, companheiros e amigos, formando um “time” para as viagens.
Com a esperança de sermos e agirmos como equipe na edificação das igrejas em cada cidade na Sibéria, na mesma dimensão, riqueza e diversidade nas manifestações do Espírito Santo que a primeira igreja usufruiu no passado!
Quem estará disponível a ouvir o chamado do Senhor para cooperar com Ele em servir aos nossos amados irmãos da Sibéria?

Considero importante compartilhar alguns nomes de irmãos da Rússia com quem temos tido comunhão, para que possamos estar comprometidos em interceder:

- Tibério e Masha, Davi e Ivan.

- Pasha e Yulia

- Evigeni e Katia

- Roman e Olga

- Alexey B. e Oksana

- Alexey S. e Natasha

- Valery e Tania

- Tania&fam

- Nadiesda (‘esperança’, em russo)

- Kamil&fam

- Vacily&fam

- Yedam&fam

- Lena&fam (estão aqui de férias, mas estão morando na Estônia)

- Andreas

- e outros irmãos e outras famílias da congregação aqui…

O que podemos presenciar é que esta parte do mesmo Corpo de Cristo na Sibéria da qual fazemos parte, está carente e necessitada do nosso amor, socorro, comunhão, e como já disse anteriormente, das orações e incessantes intercessões!

Há muita incredulidade, ateísmo inconsciente e coletivo, e, ou, rejeição à qualquer menção de “fé”, ou, “crer em Deus”! Muitos que ainda não ouviram do Evangelho Jesus! Muitos que nunca viram sequer uma porção da Palavra de Deus!

Por certo, muitos outros lugares ao redor do planeta sofrem desta mesma realidade de incredulidade e afastamento do nosso Deus e Papai! E é muito certo também que em muitos desses lugares a realidade da igreja no sofrimento, na luta, na perseguição e na dureza da evangelização, sim, a realidade da igreja nestes lugares é muito mais séria, difícil e pesada do que na Sibéria!

Porém, é muito importante dizer que o nosso olhar e atenção não está nas dificuldades, na crise, na incredulidade e nem em primeiro lugar na carência dos nossos irmãos! Não!
Nosso olhar está primeiramente em Jesus! E que somente através de Jesus é que poderemos cooperar com o nosso Deus em socorrer nossos irmãos! Cremos que Deus sempre esteve na Rússia! Cremos que o nosso Deus ainda está lá, agindo e realizando a Sua Obra! Halleluja!”

Compartilhamos esta pequena experiência desta pequena parte da igreja de Jesus na Sibéria da qual também fazemos parte, para encorajar muitos irmãos e irmãs em Jesus que tem sido despertados para orar e para se oferecer ao clamor do Espírito Santo para nos últimos dias, “ir e pregar O Evangelho Jesus, à todas as nações!!”

Indo pessoalmente, em orações, ou, enviando, TODOS estamos indo!
TODOS recebemos a mesma grande comissão: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a TODA criatura”!

O Espírito Santo nos diz:

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Como, porém, invocarão aquele em quem não creram?

E como crerão naquele de quem nada ouviram?

E como ouvirão, se não há quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados?

 

Como está escrito:

Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rom 10: 13-15)

QUE HONRA, amados do Papai!
Podemos ser resposta em obediência à palavra de Jesus:

“36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

em Jesus,
nilson ferreira


Tags: , ,

[/one_half]

Agenda 2017

Entre em Contato

Nos reunimos todos os domingos, 18 horas na rua Mali, 255, Vila Ipiranga, Porto Alegre.

E-mail: secretaria@igrejaempoa.com.br ou igrejapoasecretaria@gmail.com

Telefones:

3398-3285

3398-3284