Novo ano, desafio para prosseguir para o alvo – 2012

Um novo ano sempre traz consigo grandes expectativas, esperanças e fortes desafios. Nesse novo ano, 2010, como discípulos de Jesus, será salutar meditarmos, com o apóstolo, no desafio que nos é proposto na sua carta aos Filipenses 3.13,14.

Inicialmente Paulo sugere que: “esqueçamos as coisas que para trás ficam” [2009 passou, apaguemos da nossa vida o que nele não cooperou para alcançarmos o bem maior]. Após ele desafia a que “prossigamos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo”. Vocação, aqui, é “um chamado”. E esse chamado o apóstolo define claramente: “obter a perfeição”. Há uma realidade futura a ser alcançada; “as coisas que diante de mim estão”. Finalmente há um prêmio para atingirem o alvo, ou seja: alcançar ter o caráter de Cristo em nós! Nesse texto há uma palavra que é constantemente repetida: “prosseguir”. Esse verbo deve marcar a jornada de todo o novo ano que está diante de nós. Não podemos, em nossa vida espiritual, ficar parados, acomodados no que já alcançamos, o desafio que temos é: “prosseguir”. Agradeçamos a Deus por ele ter para cada um de nós grandes desafios, alvos e propósitos a alcançar. O desejo de Deus para esse novo ano é que:

1) Prossigamos para alcançar uma fé mais real em nosso Deus e Pai;

2) Prossigamos em ter uma gratidão mais intensa para com Aquele que nos trouxe a salvação e a vida eterna;

3) Prossigamos em manter vivo em nós o Espírito Santo;

4) Prossigamos em amar ao nosso Deus e Pai de todo o nosso coração e ao nosso próximo assim como amamos a nós mesmos;

5) Prossigamos em crescer para alcançarmos a estatura de Cristo Jesus, o varão perfeito;

6) Prossigamos em responder ao supremo chamado de Deus em Cristo Jesus: a necessária santidade;

7) Prossigamos em ganhar vidas para o reino do nosso Deus e Pai.

Prosseguir é ir adiante, é caminhar para frente, é avançar para o alvo, é conquistar o prêmio prometido. Que prêmio é esse? Já dissemos que é a perfeição, mas há, ainda, outro prêmio: a nossa salvação eterna, com todas as glórias de suas recompensas. Aleluia!

Erasmo Ungaretti