O necessário

Por Carlos Eduardo Stahlhöfer

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, LEVANDO OS BARCOS PARA TERRA, DEIXARAM TUDO, E O SEGUIRAM.” Lucas 5:1-11

Inicialmente o que chama atenção é o milagre de Jesus.

Primeiro veio a ordem, depois a obediência e por fim o milagre.

Palavra+obediência/confiança/fé=milagre

O milagre foi realmente extraordinário porque deixou Pedro, Tiago e João “admirados/espantados”. Seus barcos estavam transbordando de peixes!

Pedro, Tiago e João não apenas presenciaram o milagre, eles receberam esse milagre!! Esse prodígio que os deixou admirados os beneficiou diretamente!

Mas esse não é o foco dessa meditação.

O foco é o que acontece depois desse milagre admirável!

O que ocorreu é que eles levam os barcos abarrotados de peixes, o “fruto do milagre” operado por Jesus até a praia, DEIXAM TUDO e passam a seguir Jesus!!

Que Tremendo !! Eles deixaram o milagre para trás !!

Quando Jesus diz pra Pedro “não temas; de agora em diante serás pescador de homens”, observando o contexto o que me veio ao coração é que Jesus poderia ter dito para Pedro: “não temas Pedro; de agora em diante tu vai se preocupar menos com coisas e mais com pessoas”.

O foco de Pedro mudou naquele momento.

Ele tirou os olhos do milagre e do seu respectivo fruto e os colocou naquele que havia operado aquela maravilha.

Estar com Jesus passou a ser mais importante do que seus milagres.

A comunhão com Jesus, o estar com Jesus é mais importante do que os milagres que Ele pode operar ou os dons que podemos receber.

Os milagres cooperaram claro, os dons são fundamentais, não pretendo minimizar sua importância, mas se colocarmos nossos olhos no SENHOR, naquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, certamente perceberemos que não há nada mais brilhante, mais importante ou necessário do que ELE, do que estar com Jesus, nem mesmo os prodígios, dons e manifestações sobrenaturais que Ele pode operar.

Estar com Jesus basta! Comunhão!

carloseduardo.jc@hotmail.com

Tags: , ,