Os perigos da internet

Jesus também nos disse para sermos “prudentes como as serpentes”. Um dado interessante revelou que 66% dos pais afirmaram que seus filhos usam a Internet apenas para fazer trabalhos escolares. Por outro lado, as crianças informaram que usam a Internet para:

57% – baixar músicas.
56% – enviar e receber e-mails.
50% – navegar por “pura diversão”.
48% – baixar jogos.
40% – realizar trabalhos escolares.
40% – enviar mensagens instantâneas.
39% – entrar em salas de bate-papo.

Outro dado nos informa que, entre os 10 a 17 anos, um em cada cinco adolescentes já recebeu algum tipo de assédio sexual; 1 em cada 33 já agendou encontro com um abusador. De 25% das crianças que receberam algum assédio sexual, apenas 40% delas contou aos pais. Raríssimos casos são levados ao Serviço de Provedores da Internet ou à Polícia.

COMO PROTEGER SEU FILHO

1. Converse com ele abertamente sobre os perigos da Internet.

2. Gaste tempo ao lado de seu filho navegando seguramente.

3. Mantenha o computador em um ambiente comum a todos da família e nunca no quarto da criança.

4. Não permita que seu filho pequeno acesse salas de bate-papo. Crianças maiores podem acessar este recurso apenas quando autorizadas pelos pais e monitoradas por eles.

5. Se seu filho é pequeno, tenha um só e-mail para vocês dois. Se ele já for maior, deixe que tenha seu próprio e-mail, porém, mantenha-o sob controle.

6. Use filtros com palavras-chaves que impeçam acesso a páginas impróprias. Tenha em mente, porém, que estes filtros não bloqueiam tudo. Pesquisas indicam que a média de bloqueios é de 80% para assuntos relacionados a sexo e 40% para assuntos relacionados à violência.

7. Saiba quais são os recursos de segurança que estão sendo utilizados na escola que seu filho freqüenta e até mesmo na casa de amigos.

8. Oriente seu filho a não baixar figuras e fotos de páginas ou pessoas desconhecidas.

9. Diga a seu filho para utilizar apelidos, não usar seu nome verdadeiro e nem revelar sua idade.

10. Peça a seu filho que nunca forneça informações pessoais sem a sua autorização.

Essas orientações devem ser passadas para toda a família. Lembrando sempre da advertência bíblica: “… para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Co 2.11)