[one_half]

Prossigo para o alvo, Jesus

Em Filipenses 3.12 a 16 (leia em sua Bíblia) Paulo nos mostra os valores que devemos viver ou resgatar de Cristo para nosso viver diário. Ele aponta o alvo da sua vida e da nossa vida, usando a preposição “para” em três verdades:

1ª “PARA ganhar a Cristo e ser achado nele.

2ª PARA o conhecer.

3ª PARA … alcançar a ressurreição dentre os mortos.”

1ª “PARA GANHAR A CRISTO E SER ACHADO NELE”

Paulo relembra sua conversão, quando ele ganhou a Cristo e foi achado nele. Na verdade, Cristo o ganhou; mas Paulo deveria cada dia ganhá-lo e ser achado nele. Devia descobrir ou redescobrir os valores de Cristo.
Paulo faz uma contabilidade espiritual: ele perdeu todas as coisas para ganhar a Cristo. Ele considerou tudo como refugo ou, literalmente, “esterco” para ganhar a Cristo. Ele fez uma troca de valores: todo seu passado religioso (sendo judeu, fariseu, etc.), se comparado com Cristo, perde o seu valor. Como é dito: “O novo de hoje é velho amanhã”. Mas Cristo sempre é novo, nos dá do seu novo, nos chama para vivermos em novidade de vida, a sua vida.
Paulo fez uma contabilidade, uma troca de valores, porque descobriu os valores de Cristo em sua vida. Que valor tem Cristo para tua vida hoje? O apóstolo e escritor chinês, Watchman Nee (já na glória), disse: “O preço que você está disposto a pagar pelo Senhor determinará o quanto ele vale para você”. Que o valor de Cristo esteja acima de qualquer outro valor que podemos ter na vida: trabalho, dinheiro, estudo, esporte, lazer, etc. Estas coisas têm seu lugar, mas Cristo deve estar acima delas!

2ª “PARA O CONHECER”

Quando ganhamos algo, queremos conhecer… Que dirá de Cristo! Ganhamos Cristo para conhecê-lo. E Paulo aponta três verdades para o conhecimento de Cristo:
1) Conhecer o poder de sua ressurreição,
2) A comunhão de seus sofrimentos e
3) Conformar-me com Ele em sua morte.

Estas três verdades apontam para a obra da cruz: quanto à comunhão dos seus sofrimentos e a conformação com sua morte, por um lado, é a nossa morte com Cristo, pois com Ele morremos. Mas quanto ao poder da ressurreição de Cristo, de outro lado, é a nossa nova vida em Cristo. Este é o princípio da cruz: morrer e ressuscitar. Este é o caminho da vitória: morremos para nós mesmos para Cristo viver sua vida no poder da ressurreição em nós.
Quando Deus permitir que enfrentemos as lutas, as tentações, as aflições, as privações da vida, podemos declarar nossa vitória em Cristo graças à nossa vida ressurreta nele. Como diz Watchman Nee: “Nós não lutamos para alcançar a vitória, nós lutamos a partir da vitória”. “Em Cristo somos mais que vencedores”!

3ª “PARA ALCANÇAR A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS”

Podemos dizer que o primeiro para, “para ganhar a Cristo e ser achado nele” aponta para o passado, a nossa conversão. O segundo para, “para conhecer a Cristo” aponta para o presente; e o terceiro para, “para alcançar a ressurreição dentre os mortos” aponta para o futuro, para algo a atingir. Mas o futuro tem que ter fundamento no presente, naquilo que já ganhamos e conhecemos de Cristo.

Paulo diz que a ressurreição dentre os mortos, conquistada por Cristo, era o alvo de sua vida. Por quê? Porque na nossa ressurreição com Ele, que é nossa perfeição, nós alcançaremos toda a plenitude da vida e da semelhança com Cristo: tudo o que é e há em Cristo para nós será plenamente concretizado na ressurreição. Haveremos de ser como Ele é. Mas para isto, para alcançar este alvo, temos que, hoje, tempo presente, andar pelo caminho olhando para o alv;. e é o poder da vida da ressurreição em Cristo que nos capacitará a alcançar a plenitude da vida de Cristo até á ressurreição dentre os mortos.

Como Paulo podemos dizer: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, a avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Assim como o Senhor encontrou-se com Paulo no caminho de Damasco para levá-lo a caminho do céu, nós também somos peregrinos a caminho do céu!

João Nelson Otto


[/one_half]

Confira Também

Agenda 2016

Entre em Contato

Nos reunimos todos os domingos, 18 horas na rua Mali, 255, Vila Ipiranga, Porto Alegre.

E-mail: secretaria@igrejaempoa.com.br ou igrejapoasecretaria@gmail.com

Telefones:

3398-3285

3398-3284