[one_half]

Quem somos?

No salmo 8, Davi pergunta: “…que é o homem, que dele te lembres?” (versículo 40). Esta é uma boa pergunta, pois ela nos leva ao exame de nossa condição e situação como criaturas humanas, à luz da Palavra de Deus.

Nossa resposta pode ser cheia de um otimismo que tenta esconder o lado escuro de nosso ser: “somos o máximo da criação aqui na terra”, ou: “há gente pior do que eu”, ou ainda: “até que não sou tão mau em comparação com as pessoas sem Deus”, etc.

Nossa resposta também pode ser carregada de pessimismo, até ao ponto de desespero: “ninguém está levando Deus a sério”, ou: “vai tudo de mal a pior”, ou ainda: “não adianta fazer nada…”, etc.

Embora um pouco disto pareça verdade, tais pensamentos estão longe da verdade central do Evangelho. A Palavra de Deus declara o amor de Deus para com a gente, apesar de nos ver como pecadores, amando-nos, dando-se por nós e nos transformando em filhos através do Seu Filho unigênito, Jesus!

Deus acaba com nossas ilusões de que somos grande coisa e de que podemos viver vida que agrade a Ele, com nossas próprias forças.

Perguntei a irmãos “maduros”: “Por que o Senhor nos deu os Dez Mandamentos?”. As respostas foram muito variadas, mas raramente disseram que os Mandamentos são como um espelho para vermos quão frágeis, limitados e corruptos nós somos. Deus não nos deu os mandamentos para nos limitar, mas, sim, para vermos como e quanto somos limitados, se vivermos sem Seu Espírito e Seu amor transformador e edificador.

A Palavra diz assim: “…pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3.20). É isso que a lei opera: mostra quão pecadores nós somos. Paulo, apóstolo, diz: “De maneira que a lei nos serviu de aio (um serviçal) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados por fé” (Gálatas 3.24). Nossa verdadeira vida está escondida em Jesus Cristo nosso Senhor. Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus e é Ele quem nos dá a fé para fazermos Sua vontade. Isto não é parte de nosso ser pecador. Vem dEle! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Moysés Cavalheiro de Morais


[/one_half]

Agenda 2017

Entre em Contato

Nos reunimos todos os domingos, 18 horas na rua Mali, 255, Vila Ipiranga, Porto Alegre.

E-mail: secretaria@igrejaempoa.com.br ou igrejapoasecretaria@gmail.com

Telefones:

3398-3285

3398-3284